Revista Digital das Mulheres do Poder Judiciário
O Clube do Livro Direito e Literatura, idealizado pelos servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Mirian Alves e Gustavo Tenório, faz parte do projeto Justiça que Lê.

Em abril de 2024, o Clube foi aprovado para ingressar no Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário.






O Clube do livro tem como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão em obras literárias que abordam temas relacionados ao universo jurídico e social. Nos encontros se promove um ambiente de reflexão crítica e troca de ideias, com incentivo ao hábito da leitura.

Em 2025 o Clube do Livro completou 6 anos de existência, acumulando a leitura de mais de 70 obras!

Saiba mais detalhes:

Ciclos de Leitura: os participantes leem seis obras por ciclo. Reuniões: ocorrem para debater o livro do mês. Curadoria: leva em conta a diversidade de autoria, temas e gêneros literários, mesclando obras clássicas e contemporâneas. Sempre considera a paridade de gênero, equilibrando a leitura de livros escritos por homens e mulheres. Vagas Rotativas: além das vagas efetivas, são oferecidas duas vagas a cada mês para que novas pessoas possam participar e conhecer o grupo.

Cronograma de Encontros do 12º Ciclo Clube do livro Direito e Livro
- Água Funda, Ruth Guimarães, 27/11/2025. - A descoberta do Brasil pelos turcos, Jorge Amado, 29/01/2026. - A Invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares, 26/02/2026. - Duas mulheres em uma, Nawal El-Saadawi, 26/03/2026. - Terra sonâmbula, Mia Couto, 23/04/2026. - Uma delicada coleção de ausências, Aline Bei, 28/05/2026.

Ficou interessada(o)?
Para participar, basta enviar um e-mail para: biblioteca@tjal.jus.br. .







Revista Digital das Mulheres do Poder Judiciário de Alagoas